1

por

Pois. Em semanas. Vejam bem!

40 semanas.

A contagem é complexa.

E é que, antes mesmo de um bebé existir dentro da sua barriga, ele já tem duas semanas. Ai… Pois que o bebé existe, sim, na mente da mãe… mas…

Alguém teve a brilhante ideia de contar o tempo de vida de um bebé durante a gravidez desde o momento em que ocorreu a última menstruação da sua progenitora. E depois veio outra pessoa que determinou que a ovulação (na prática) ocorre cerca de 15 dias depois do início dessa última menstruação.

Deixe ver se entendi… mesmo antes de ovular, ter relações sexuais e engravidar… o seu bebé tem duas semanas!! (Estamos a falar do ‘bebé físico’ e não do bebé pensado e imaginado!)

Daí que se diferencie a idade gestacional e a idade real do bebé: a 4 semanas de gestação, o bebé tem duas semanas, por exemplo.

Então mas… calma… a ovulação é precisa, qual Big Ben? Então e se os espermatozóides decidirem ficar por ali assim mais uns 2 diazitos a curtir o calorzinho antes de passar à acção? Pois… qual é a data?

Bem, conte dias, semanas, meses, luas… engravidou, vai ter que contar.

Em semanas, se fizer favor.

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)