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O pós-parto pode ser um período um pouco conturbado uma vez que surgem alterações anatómicas e fisiológicas responsáveis pelo retorno do corpo ao estado anterior à gravidez. Este período é chamado de Puerpério e dura 4 a 6 semanas.

Logo após o parto irá observar um corrimento sanguíneo vaginal a que chamamos lóquios. Inicialmente são muito abundantes e de cor vermelho vivo, tal como no período menstrual, com o passar dos dias o corrimento torna-se mais rosado e menos abundante, acabando por desaparecer ao fim de dez dias. Se persistir uma perda sanguínea abundante, ou notar odor desagradável consulte o seu médico assistente.

HIGIENE

  • Além dos cuidados de higiene diários habituais, deverá lavar a zona perineal após cada dejecção com água e sabão neutro e secar muito bem.
  • Deve lavar-se da frente para trás, em direcção ao ânus.
  • Deve mudar de penso higiénico frequentemente, mantendo a zona perineal o mais seca possível.

ALIMENTAÇÃO (iremos debruçar-nos mais aprofundadamente sobre este tema)

Faça um registo escrito diário dos alimentos e bebidas que ingere e dos sintomas que o seu bebé apresenta 4 a 6 horas após a sua refeição. Se suspeitar que algum alimento lhe provoca desconforto (cólicas?), retire-o e introduza-o na sua alimentação umas semanas mais à frente, quando o seu sistema digestivo estiver mais amadurecido.

  • Deve manter uma alimentação cuidada e diversificada.
  • Comer várias vezes ao dia e pouco de cada vez.
  • Comer frutas, legumes, alimentos ricos em fibras para reestabelecer o trânsito intestinal.
  • Beber cerca de 1,5 L de água por dia, sumo natural de fruta ou leite (ou iogurtes) sempre que tiver sede e preocupe-se em manter a urina clara e praticamente sem cheiro. Beba 1 copo de água sempre que estiver a amamentar.
  • Deverá ingerir leite ou produtos lácteos diariamente.
  • Deve evitar a ingestão de gorduras, açúcares, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas.
  • Evite ingestão de café e chá. Não beba mais do que 1 chávena de café por dia uma vez que a cafeína passa para o leite e pode provocar irritação ou nervosismo no bebé.
  • Evite fórmulas mágicas para emagrecer. Goze o momento. Com amor, tempo, suor e perseverança conseguirá alcançar o corpo perdido.

VESTUÁRIO

  • Deve usar roupas confortáveis e adequadas até que o seu corpo retorne à forma inicial.
  • Deverá usar um soutien de tamanho adequado e que sustente o peso das suas mamas.

EXERCÍCIO FÍSICO (mais à frente um post sobre o tema)

  • Deve iniciar a prática de exercício com moderação e após o aval do seu médico obstetra. Apenas ele poderá indicar que exercícios poderá fazer (uma vez que dependem do tipo de parto que teve, complicações, etc).

CONSULTA DE REVISÃO DE PUERPÉRIO

  • Deverá marcar uma consulta com o seu médico 4/6 semanas após o parto.

ACTIVIDADE SEXUAL

  • O início da actividade sexual deverá ocorrer após a consulta de revisão.
  • As primeiras relações sexuais após o parto poderão ser um pouco dolorosas. Mantenha a calma.
  • Aconselhe-se com o seu médico sobre a pílula de amamentação. Mesmo amamentando pode engravidar, pelo que será aconselhável o início da toma da pílula 15 dias após o parto.
Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

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