Alimentacao-Gravidez-10

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Se o seu bebé foi planeado, provavelmente já começou a ter cuidado consigo mesma. Por outro lado, se a sua gravidez foi uma inesperada surpresa, tem que começar agora! Saberá certamente que uma boa alimentação é fundamental durante a gravidez; os alimentos ingeridos deverão garantir os nutrientes necessários para o salutar crescimento e desenvolvimento do bebé.

  • Beba água (1,5 l – 2 l por dia), sumo natural de fruta ou leite (ou iogurtes) sempre que tiver sede e preocupe-se em manter a urina clara e praticamente sem cheiro.
  • Opte por uma alimentação saudável que deverá incluir: alimentos integrais, boas fontes de cálcio, ácido fólico, proteínas, vitamina C
  • Pratique exercício físico com regularidade
  • Tente ter alguns momentos de relaxamento
  • Não ingira álcool
  • Não fume
  • Reduza a cafeína.
  • Evite medicamentos (a menos que receitados pelo seu médico)
  • Teste imunidade à rubéola
  • Tome um suplemento diário de ácido fólico

Deverá evitar:

  • Patês de carne, peixe e vegetais
  • Queijos azuis
  • Lacticínios não pasteurizados
  • Carne, peixe e aves crus ou mal cozinhados
  • Peixe gordo defumado, peixe cru e marisco
  • Fígado e produtos derivados
  • Fruta e verduras cruas mal lavadas

Refeições leves ideais:

  • Fruta fresca
  • Oleaginosas ou sementes
  • Iogurte natural com fruta fresca
  • Batidos de fruta
  • Sopas de legumes
  • Cereais integrais sem açúcar
  • Ovos bem cozidos
  • Palitos de queijo, pepino, aipo
Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

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