484800_404971056261443_1377776380_n

por

Na sequência do post anterior, e pensando nas mães no período pós-parto, aqui deixo algumas dicas para as amigas da recém-mamã:

1 – Telefone para sua amiga, mande um ramo de flores, um postal; informe-se se ela está disposta a receber visitas e entenda se a resposta for “não”. Pergunte quando será mais adequado fazê-lo, muitas mães preferem receber visitas depois do 1º mês, quando já estão mais adaptadas à nova experiência materna.

2 – Se for visitar que seja para ajudar! Lembre-se que uma visita de pós-parto não é para se sentar no sofá à espera de um chá, café ou laranjada. Aliás, nada de fazer lanchinhos e refeições! Pense no trabalho que a família já tem, de dia e de noite.
Se quer visitar a mamã, leve-lhe um bolo ou umas empadinhas, o que ela gostar! Boa ideia, não?

3 – Como pode ajudar: ofereça-se para fazer as compras de supermercado, para ir à farmácia comprar algo que falte, para lavar a loiça, para passar a ferro, etc.

4 – Se telefonar à sua amiga e ela não puder atender, não espere uma chamada de retorno, vá tentando ligar. Além da falta de tempo, a memória está diferente, a concentração é depositada no bebé e por isso é comum o esquecimento de compromissos. E não se esqueça de que a recém-mamã, provavelmente, pode precisar de conversar com uma amiga.

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)