Comida dada sem amor… não alimenta

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Maternidade.

Family breakfast

O bebé descobre o Mundo através da boca. Por isso se diz que no primeiro ano de vida vivenciamos a fase oral. Já aqui falámos um pouco sobre a importância do processo da alimentação, mas há sempre algo a acrescentar! É claro que a amamentação é a primeira forma (natural e hipoalergénica), mas não é… Ler mais »

Banco de Leite Humano: amor (guardado) em estado líquido

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia da Maternidade.

1

O leite materno é muito importante. Sabemos disso. Mas amamentar não é fácil. Os benefícios que a amamentação oferece, para a criança e para a mulher são muitos e amplamente estudados: – para ambos, talvez o aspecto mais importante será o fortalecimento do vínculo emocional entre a mãe e o bebé. – em relação ao… Ler mais »

Tarefa hercúlea

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Parto, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

1

Estou grávida. Ahnãomedigasparabensestoumuitofelizportiatéqueenfimafamíliacrescefinalmente. Ok,ok. Calma. Respira. 1,2,3,4… e bebe um copo. E fuma um cigarro. Não, não fumes porque não podes! Nem penses nisso. Ah, mas olha tenho uma amiga que foi aconselhada a não deixar de fumar, diz que era pior para ela e para o bebé. Pois, mas se fumas é melhor fazer… Ler mais »

App’s para mamãs!

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Moda e Beleza, Pós-parto.

apps

As aplicações são imensas!!! É difícil escolher, mas aqui deixo algumas sugestões:     Calendário de período fértil. Com esta aplicação pode perceber qual o seu período mais fértil. Nada de adivinhações, renda-se a isto.       Womanlog. Calendário (excelente organizador) onde se poderá anotar peso, medidas da cintura, sintomas, ou outras notas (datas de… Ler mais »

Disciplina e Desenvolvimento

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Maternidade.

discipline-child

A natureza equipou-os muito bem logo à nascença.   São artistas conceituados na arte da manipulação de paizinhos babados e preocupados com o seu bem-estar.   São grandes profissionais no uso de maquiavélicos estratagemas e são, habitualmente, bem sucedidos.   Conhecem como ninguém os pontos fracos dos que lhe são mais próximos.   Como dar-lhes… Ler mais »

Disciplinar é Ensinar!

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia da Maternidade.

Baby poop in diaper

  A seguir ao amor, a disciplina é a segunda dádiva mais importante que os pais podem dar a um filho. A preocupação dos pais reside em disciplinar a criança sem ser ríspido, perceber que tipo de castigos são adequados, etc. Eu acredito que os pais percebem que estabelecer limites é fundamental  para o desenvolvimento… Ler mais »

Dúvidas que assaltam os pais…

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia da Maternidade.

hero_img

Depois de leituras de revistas e livros e enciclopédias do bebé e de almanaques e etc, depois de todas as dúvidas tiradas com o ginecologista, depois de aulas de preparação para o parto, depois de uma série de preparações para a vinda do bebé… aqui está ele! Tinha tudo corrido tão bem nas leituras, nas… Ler mais »

Questões administrativas

Publicado por & em Bebé, Listas úteis, Pós-parto.

images

Após o nascimento do seu bebé (e nas primeiras semanas de vida) deverá tratar de algumas questões administrativas importantes. Como sugestão: coloque numa pasta todos os documentos relativos ao seu bebé. Poderá também digitalizar esses mesmos documentos e guardar no computador, prevenindo eventuais roubos ou perdas. Registar o nascimento do bebé            Tem um prazo… Ler mais »