As Maravilhas de uma Mamã!!

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Moda e Beleza, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

banner_01

  O gravidez.pt resolveu colocar um desafio a uma das mamãs da blogosfera que melhor explica o que é a tropa das mamãs (sim, porque isto de ser mamã é pior que a tropa): a simpática Inês do Maravilhas da Maternidade. E nas vésperas de ser mãe pela segunda vez… aqui ficam as maravilhosas maravilhas… Ler mais »

Alimentação e Linguagem Oral

Publicado por & em Bebé, Psicologia da Maternidade.

f1

Acredito que, à partida, seja estranho pensar que a alimentação e a linguagem oral estejam relacionadas. Mas o que não podemos esquecer é que os músculos e ossos da face têm várias funções em comum: a sucção, a mastigação, a articulação e a expressão facial! Estas funções estão interligadas, implicando que o estímulo ou comprometimento… Ler mais »

Sobre o Amor (I)

Publicado por & em Bebé, Psicologia da Maternidade, Testemunhos.

baby-love-pictures

Ensinam-nos e preparam-nos para o parto. Ensinam-nos técnicas de respiração. Preparam-nos para palavras choradas. Ensinam-nos a mudar fraldas. Preparam-nos para as cólicas. Ensinam-nos o que fazer em caso de febre. Preparam-nos para noites mal dormidas. Ensinam-nos a dar banho. Preparam-nos para a importância das rotinas diárias. Ensinam-nos a limpar umbigos e rabos e pilinhas e… Ler mais »

1,2,3, uma colher de cada vez.

Publicado por & em Bebé, Listas úteis, Psicologia da Maternidade.

watermelon-baby

Tu-agora-vais-para-a-creche-e-agora-é-que-vai-ser.Vais-comer-de-tudo-e-mais-nada! Os bons hábitos alimentares não se adquirem em casa do vizinho, ou na creche, ou no jardim… mas sim a observar o pai e a mãe a comer. Os pais (e sobretudo a mãe, pela proximidade inerente à relação), são as pessoas que mais influência têm na escolha dos alimentos da criança. Os grandes… Ler mais »

O primeiro Verão a três!

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Psicologia da Gravidez, Testemunhos.

1

Até agora foram 8 meses de expectativas! Mas algo é certo: A VIDA VAI MUDAR. Tudo começou com planos, com “chamamentos” sócio-biológicos e afetivos para a parentalidade. Passámos pelo compromisso relacional entre o casal e o desejo de o efetivar através da criação de uma família com descendentes! A célebre expressão “Escrever um livro, plantar… Ler mais »

Comida dada sem amor… não alimenta

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Maternidade.

Family breakfast

O bebé descobre o Mundo através da boca. Por isso se diz que no primeiro ano de vida vivenciamos a fase oral. Já aqui falámos um pouco sobre a importância do processo da alimentação, mas há sempre algo a acrescentar! É claro que a amamentação é a primeira forma (natural e hipoalergénica), mas não é… Ler mais »

Banco de Leite Humano: amor (guardado) em estado líquido

Publicado por & em Bebé, Pós-parto, Psicologia da Maternidade.

1

O leite materno é muito importante. Sabemos disso. Mas amamentar não é fácil. Os benefícios que a amamentação oferece, para a criança e para a mulher são muitos e amplamente estudados: – para ambos, talvez o aspecto mais importante será o fortalecimento do vínculo emocional entre a mãe e o bebé. – em relação ao… Ler mais »

Tarefa hercúlea

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Parto, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

1

Estou grávida. Ahnãomedigasparabensestoumuitofelizportiatéqueenfimafamíliacrescefinalmente. Ok,ok. Calma. Respira. 1,2,3,4… e bebe um copo. E fuma um cigarro. Não, não fumes porque não podes! Nem penses nisso. Ah, mas olha tenho uma amiga que foi aconselhada a não deixar de fumar, diz que era pior para ela e para o bebé. Pois, mas se fumas é melhor fazer… Ler mais »