As Maravilhas de uma Mamã!!

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Moda e Beleza, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

banner_01

  O gravidez.pt resolveu colocar um desafio a uma das mamãs da blogosfera que melhor explica o que é a tropa das mamãs (sim, porque isto de ser mamã é pior que a tropa): a simpática Inês do Maravilhas da Maternidade. E nas vésperas de ser mãe pela segunda vez… aqui ficam as maravilhosas maravilhas… Ler mais »

O primeiro Verão a três!

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Psicologia da Gravidez, Testemunhos.

1

Até agora foram 8 meses de expectativas! Mas algo é certo: A VIDA VAI MUDAR. Tudo começou com planos, com “chamamentos” sócio-biológicos e afetivos para a parentalidade. Passámos pelo compromisso relacional entre o casal e o desejo de o efetivar através da criação de uma família com descendentes! A célebre expressão “Escrever um livro, plantar… Ler mais »

Tarefa hercúlea

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Parto, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

1

Estou grávida. Ahnãomedigasparabensestoumuitofelizportiatéqueenfimafamíliacrescefinalmente. Ok,ok. Calma. Respira. 1,2,3,4… e bebe um copo. E fuma um cigarro. Não, não fumes porque não podes! Nem penses nisso. Ah, mas olha tenho uma amiga que foi aconselhada a não deixar de fumar, diz que era pior para ela e para o bebé. Pois, mas se fumas é melhor fazer… Ler mais »

Último Verão sem filhos

Publicado por & em Gravidez, Psicologia da Gravidez.

awaywego

Vêm aí as últimas férias de liberdade total. Aproveite e viaje para aquele destino de sonho, que sempre desejou conhecer. Namore. Aproveite momentos a sós. Assistam juntos ao pôr-do-sol. Depois do parto só verá o nascer do sol. Vejam tv abraçadinhos no sofá. Sem intercomunicador. Deêm mimos sonoros. Sem o risco de acordar bebés. Durma…. Ler mais »

Sobre o parto (I): de quem é o parto?

Publicado por & em Bebé, Parto, Psicologia, Psicologia da Gravidez.

1

De quem é o parto? É costume dizer-se que o médico “faz o parto”. E tira o bebé apressadamente da mãe. E o bebé precisa de ser imediatamente limpo ( o que nos pode levar a pensar que, na nossa cultura, a mãe é vista de alguma forma como ‘suja’, ‘contaminadora’). Os berçários hospitalares (que inicialmente foram… Ler mais »

Alimento: físico e emocional

Publicado por & em Bebé, Psicologia, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

baby_eating

A alimentação deve ocupar o lugar que lhe é devido na vida quotidiana: nem de mais nem de menos. A sua função deve ser a de satisfazer as necessidades do organismo e, ao mesmo tempo, satisfazer os desejos do paladar. Estas duas funções completam-se, mas não se devem sobrepor. Uma alimentação rica em vitaminas, minerais… Ler mais »

Ama e ama-se quem amado foi

Publicado por & em Bebé, Gravidez, Pós-parto, Psicologia, Psicologia da Gravidez, Psicologia da Maternidade.

narcissus

Nove meses. 39 semanas de amor, carinho e escuta. De angústias. De projectos. De prazer especial. De medos. De… Durante (sensivelmente) 40 semanas, o bebé cresceu numa bolsa líquida, quente, que tudo lhe dava para se desenvolver. Estar na barriga da mãe é como estar numa biblioteca dos sentidos. É aí que ouve o pulsar… Ler mais »