babysitter

por

Tem uma reunião na escola, quer ir ao cinema, quer ir a uma festa… a avó mora longe, a prima não está disponível, a tia está constipada… tem um problema: com quem deixar o seu filho?

Para poder ir descansada, é fundamental ter a certeza de que o seu filho fica bem entregue e não corre riscos de sofrer quedas graves, afogamentos, queimaduras, etc.

Escolha uma pessoa responsável, com maturidade suficiente para cuidar de crianças; prefira alguém com experiência, que seja recomendado por amigos, familiares. Se essa pessoa tiver conhecimentos de primeiros socorros, tanto melhor!

Antes de entregar o seu filho pela primeira vez, tente reunir-se com ela, em sua casa, na presença do seu filho. Pense: como seria se fosse entregue a alguém que desconhece completamente, alguém que não viu sequer conversar com aqueles que lhe são mais próximos? Certamente não confiaria muito nessa pessoa e ser-lhe-ia difícil ficar tranquilo com ela… É importante que o seu filho a conheça previamente, num ambiente que lhe é familiar (isso irá tranquilizá-lo mais um pouco). É também importante que a babysitter se familiarize com a casa, o ambiente, e com o seu filho.

Percorram a casa juntos: explique-lhe onde estão os objectos que provavelmente irá necessitar. Vá relembrando algumas questões básicas mas importantes no que respeita à segurança do seu filho: janelas abertas, cancelas mal fechadas, armários/gavetas contendo objectos perigosos, acesso a detergentes, medicamentos e pequenos electrodomésticos.

Explique à babysitter todas as rotinas do seu filho e defina as regras no que respeita às refeições (o quê, quando e onde), horário de ir dormir, possíveis actividades, etc.Antes de sair deixe-lhe, num local visível e de fácil acesso, os seus contactos pessoais, assim como de outros familiares, 112, Saúde 24, Polícia.

E vá descansada (o mais possível)!

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)