Summer-Pregnancy-Survival-Tips

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O calor está aí. Dizem eles. Nós queremos acreditar e esperamos.

E o calor não é o melhor amigo da grávida. Não é.

Eu tive a sorte de não passar pelo ‘pico’ do Verão com uma pança de metro e meio.

Por outro lado, viver a gravidez no Verão não tem necessariamente que ser algo dramático! Ora pense nas coisas boas que esta época do ano oferece para a sua barriga em constante crescimento:

A quantidade de vestidinhos leves que poderá vestir! Práticos, só enfiar e tcharam!

Andar descalça! Uma das minhas (e a de muitos) actividades preferidas ao longo de todo o ano!

As sestas ao ar livre… zzzzz

As esplanadas (nem que seja ao final da tarde)

Os pic-nics!

Tempo para namoriscar…

Etc Etc

Pense nas vantagens e aproveite bem as férias: descanse, durma, mergulhe, namore, carregue baterias.

Pois… nas próximas férias vai carregadinha de baldes, baldinhos e pás e estrelinhas, não parará quieta um só minuto (sobretudo se estiver este Verão no último trimestre de gravidez), fará muitos castelos de areia, vai fugir das ondas (ou não), vai sacudir mãos e boca cheios de areia saborosa (nham nham), vai correr, vai ficar um autêntico croquete.

Pense nisto… bastante. Até porque se aproveitar bem o Verão, vai receber o seu bebé com muito mais energia e disponibilidade total!

Sabemos que o calor pode ser muito desgastante para a grávida e, assim, deixamos aqui algumas dicas que poderão ser úteis. Vamos contornar os aspectos menos positivos que o Verão nos reserva:

Alimentação

Em relação à alimentação é importante, tal como é no resto do ano, manter uma alimentação equilibrada e saudável. Por si e pelo bebé.

Escolha peixes e carnes magras grelhadas, muito bem passadas. Acompanhe com saladas frescas (fora de casa evite-as, não sabe como foram lavadas/acondicionadas…) e frutas frescas ou grelhadas (ananás, por exemplo, fica delicioso!), evitando molhos e maionese (tempere com azeite e vinagre/limão). Cuidados com os ‘pecados’, sobretudo se sofrer de diabetes gestacional. Siga à risca os conselhos do seu médico assistente. Quando quiser comer um gelado, opte por um à base de iogurte (menos calóricos), sem toppings!

Leve fruta fresca  e bem lavada para a praia (ou leve uma faquinha e descasque). Evite refrigerantes e sumos naturais (muito açúcar: pense que são necessárias 3 laranjas para um bom copo de sumo!).

Modere o consumo calórico e hidrate-se!

Pernas

Problema comum à maioria das grávidas. O calor aumenta a retenção de líquidos, aumenta a probabilidade de aparecimento de varizes, favorece a perda de minerais, potenciando o aparecimento de cãibras. E se tem tendência para ter as pernas inchadas e pesadas, esta é uma época complicada porque o calor piora o problema.

Caminhe! Cheguei a caminhar cerca de 6km/dia seguidos, com passada regular mas tranquila.

Se estiver de férias na praia, aproveite e caminhe (ao início da manhã/fim de tarde) junto ao mar, com uma boa musiquinha… relaxa e alivia sintomatologia.

Hidrate-se! Muita água, verduras e fruta fresca. Pode levar, por exemplo, um tupperware com palitinhos de cenoura, pepino, quadradinhos de tomate ou uns quadrados de melancia em iogurte e sementes de chia a salpicar!

Massagem! Não gaste dinheiro. Peça ao marido para a massajar uma vez por dia: use um gel apropriado. Pergunte ao seu médico, ou então utilize o Vasenol Fresh, por exemplo.

Durma com as pernas um pouco elevadas: coloque um cobertor dobrado debaixo do seu colchão (na zona dos pés), ou um calço nos pés da cama.

Pele

Normalmente a pele seca durante a gravidez e com o calor e o maior número de banhos este problema aumenta. Procure então usar um bom creme hidratante e um protector solar (deveríamos utilizar sempre o protector, quer esteja calor, frio…) com alto índice de protecção solar. Use e abuse. Evite expor-se ao sol nas horas mais críticas (11h-16h) e evite expor-se continuadamente (alterne períodos de 15m de exposição/pausa). Utilize um bom creme antiestrias para peito, barriga e coxas.

Higiene

Com o calor e as hormonas ‘transtornadas’ irá, certamente, transpirar mais. Tome banhos com água tépida, hidrate bem a pele, evite utilizar piscinas públicas (especialmente no último trimestre de gravidez), para não correr risco de infecção.

Use um spray de água termal (pode colocá-lo no frigorífico), é muito prático e previne a sensação de pele seca.

Roupa

Ignore a roupa que não lhe serve. Concentre-se na sua linda barriga, vida que carrega vida e veja os olhares e sorrisos que as pessoas lhe fazem! Vai ter muuuuuuitas saudades da sua barriga! Exiba-a com orgulho e vaidade! Abuse de cintos e faixas que acentuem a barriga proeminente. Opte por roupas frescas e leves, em tecidos naturais e fluidos, evitando roupa justa.

Peça roupa emprestada às suas amigas! 😉

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

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