images

por

Após o nascimento do seu bebé (e nas primeiras semanas de vida) deverá tratar de algumas questões administrativas importantes.

Como sugestão: coloque numa pasta todos os documentos relativos ao seu bebé. Poderá também digitalizar esses mesmos documentos e guardar no computador, prevenindo eventuais roubos ou perdas.

  • Registar o nascimento do bebé

           Tem um prazo de 20 dias para o fazer.

           O registo pode ser efectuado em qualquer Conservatória do Registo Civil, embora muitas vezes se opte pela Conservatória do local de nascimento do bebé ou pela correspondente à da residência da mãe.

            Deverá ter consigo o seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, a Certidão de Nascimento (entregue na maternidade).

           Em algumas maternidades já é possível efectuar o registo do seu bebé logo após o nascimento. Confirme se na sua é possível.

           Se os pais forem casados, o registo do bebé poderá ser realizado por qualquer um deles, caso não sejam deverão ambos estar presentes. Se a mãe estiver só, não é obrigada a ceder dados do pai do bebé, pode indicar mais tarde, caso queira.

           Verifique bem os detalhes antes de assinar o registo. Corrigir mais tarde não se revela tarefa fácil.

  • Cartão do Cidadão

          O bebé precisa deste documento para poder viajar para outro país da U.E.

          Para isto, deverá levar o seu bebé ao local (Loja do Cidadão, ou outro). Quem acompanha o bebé deverá identificar-se.

  • Passaporte

         O bebé necessita deste documento para poder viajar para fora da U.E.

         Para requerer este documento é necessário ter já o Cartão de Cidadão.

  • Acompanhamento Médico

Deverá inscrever o seu bebé no Centro de Saúde, para que seja acompanhado pelo médico de família e seja também vacinado.

 

 

 

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)