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Já nas últimas semanas de gravidez o sono tranquilo era certamente difícil. Acrescendo a isto, o trabalho de parto extenuante pode deixá-la exausta e com uma sensação de pouca (ou nenhuma) energia. Depois, ainda pode ser assustador verificar que o seu bebé lhe dá poucas oportunidades de descanso efectivo (entre mamadas, fraldas, banhos, etc).

O sono é essencial para que se sinta bem e com total disponibilidade para o seu bebé. E o mesmo é válido para o pai, claro.

Assim, existem alguns truques para que consiga dormir o necessário; mas uma coisa não deve esquecer: acompanhe o ritmo do seu bebé e lembre-se que, assim que ele regularizar, a mãe conseguirá repor o sono.

  • Sempre que o seu bebé dormir, durma também. Se inicialmente o seu bebé dorme de dia e se mantém mais activo durante a noite, adopte o ritmo dele até ter energia suficiente para tentar ajustar a rotina dele à sua.
  • Dormite pelo menos 10 minutos. Mesmo estes ‘sonos’ servem para aliviar de alguma forma a tensão acumulada e recarregar baterias.
  • Amamentar pode também ser extremamente extenuante para algumas mães. Se se sentir muito cansada não leve a questão da amamentação ‘tão a peito’. Deixe que seja o pai de vez em quando a amamentar o bebé com o biberão (que não precisa de ser com o suplemento, pode ser com o seu leite previamente bombeado), enquanto aproveita e descansa.
  • Aproveite algumas visitas que tenha e deixe-se apaparicar por elas; aproveite e peça-lhes que fiquem um pouco com o bebé enquanto descansa. Todos irão agradecer.
  • Decida quem trabalha de dia e quem trabalha de noite. Por exemplo: se o pai gosta (ou não se importa) de acordar cedo, então entregue-lhe o bebé depois de amamentar e volte a dormir mais um pouco.
  • Tente organizar uma rotina. Assim, mãe e pai saberão de antemão quais os tempos de cada um.
  • Não se preocupe com as tarefas de casa. O mais importante é descansar sempre que pode. Peça auxílio (família, amigas) para limpar a casa, tratar da roupa, etc.
Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

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