4

por

Nos últimos tempos a minha lista de tarefas pessoais e profissionais aumentou em larga escala (espero abrandar) e, depois de algum tempo ‘parada’ no que respeita a posts e outras publicações, aqui vos deixo algumas notas importantes.

Passou um ano. Muito especial da minha vida.

Ao contrário da grande maioria das pessoas, não tenho a ideia de ter passado a correr. Acho que tudo decorreu no seu e a seu tempo. Há uma montanha de fotografias para ver e, sobretudo, há memórias bem guardadas de todos os momentos vividos.

A Loti fez um ano! :) E pensar na sua primeira festa de aniversário, celebrada entre familiares e amigos, deu-me imenso prazer. Pensar e organizar festas e ‘ajuntamentos’ gera isso em mim :) e, portanto, não poderia deixar todo este planeamento em mãos alheias! :)

No entanto, para as mães com vidas agitadas, sem tempo, pouco hábeis para trabalhos manuais e artes e decorações e com algum dinheiro (pois…) em Portugal, temos já algumas empresas dedicadas a organização de eventos deste tipo (Chic Up Your Party, Cavalinho de Madeira, Lima Limão), ou pessoas que a título particular se lançam nesta grande aventura (eu, por exemplo!).

Uma dica importante: não queiram fazer TU-DO, porque poderá haver algo que depois ‘escapa’; deleguem funções em pessoas da vossa confiança, que saibam que não falharão. No meu caso, pedi ajuda a alguns familiares e amigos, ajudas fundamentais para o sucesso da festa! Obrigada avós Zira e Rogéria, tia Joana, tia Zinha, tio Cláudio e Dª Tina, sem vós não seria possível.

Muito provavelmente a minha patusca não se apercebeu completamente do que se passou, mas uma coisa é certa: esteve muito feliz, rodeada pela família e pelos amigos (pequenos e crescidos) e foi um dia inesquecível! :) A Loti a-do-ra festa! :)

(Já agora, obrigada a todos!)

Então vou tentar colocar aqui alguns tópicos que considero importantes (que não passam de meras sugestões pessoais) para a organização deste tipo de acontecimentos, anexo também algumas fotos da festa da Loti esperando servir de inspiração para mamãs de príncipes e princesas!

***TO DO LIST***

Notas Importantes

Tempo.  Nosso grande aliado se soubermos dele cuidar: é necessário preparar tudo com tempo e de forma tranquila. Há decorações a pensar de forma cuidada e bem pesquisada, lembranças a fazer, encomendas feitas online, costureira, loiças a escolher, etc etc.

Orçamento. Tente estipular um valor a gastar e tente não ultrapassar esse valor (é difícil).

A Lista de Convidados

No caso da Loti (que tem a sorte de não frequentar a creche/infectário), os convidados foram essencialmente a família e amigos (e filhotes, claro) mais próximos. No caso de o seu filho frequentar a creche/infantário/escola, em primeiro lugar, assegure-se de que o melhor amigo do seu filho está livre para comparecer no dia em que planeia a festa e se convidar mais do que cinco amiguinhos, deve ponderar seriamente convidar a turma inteira, ou pelo menos todos os meninos, ou todas as meninas, para que não haja ressentimentos e mágoas.

 

Hora/Local

A Loti é bebé e dorme uma sesta à tarde, portanto pareceu-me mais indicado fazer um lanche, permitindo-lhe descansar normalmente e estar muito bem-disposta para receber os convidados!

Para mim, o local deverá ser um espaço familiar para a criança (portanto, seria de evitar aluguer de espaços, etc).

Em Casa

Numa festa em casa, o seu filho estará à vontade e você vai saber onde está tudo o que precisa. Para impedir que os convidados se ponham com expedições pela casa, marque bastante bem o perímetro da festa e poderá também trancar à chave os quartos que quer manter a salvo. Para ajudar (como eu fiz), poderá contratar alguma(s) pessoa(s) para serviço de bebidas/comidas e, deste modo, estar completamente disponível para o seu filho e convidados.

Fora de Casa

Parques e jardins são ideais para festas no exterior; mas certifique-se que tem um plano B para o caso de estar mau tempo.

Um pic-aniversário-nic é uma boa aposta! Fica muito económico comparativamente com uma festa realizada em casa/noutro espaço, não será necessária muita decoração e os miúdos adoram!!

 No caso de festejar num jardim:

1. Tente marcar o perímetro da festa com balões, grinaldas e fitas, que simultaneamente decorem a festa.

2. Espalhe tapetes / colchas coloridas pelo chão, com jogos e outras actividades.

3. Cubra com um tecido colorido um muro, dá cor e cria um fundo engraçado para fotos da festa.

Espaços comunitários ou privados

O preço de aluguer é muito variável e há que ter um orçamente pré definido e tentar não fugir a ele. Marque com pelo menos seis semanas de antecedência.

1. É possível que não disponha de muito tempo para decorar um local arrendado, por isso use decorações pré-montadas e portáteis e peça a alguém que a ajude com a montagem.

2. Leve os balões já cheios e atados todos juntos antes que chegue ao local, para poupar tempo.

3. Pendure as decorações tendo o cuidado de não danificar o local.

 4. Se o local for demasiado grande para o número de convidados, tente delimitar o local com as decorações, como balões cheios que se prendam em grupo ao chão ou fitas e bandeirolas. 

 

Tema da Festa

A minha sugestão é pensar num tema do agrado dos pais, enquanto se pode fugir à Xana Toc Toc, aos Caricas e afins (nada contra eles, dos quais possuo DVD’S e CD’s, dos quais conheço o inteiro repertório musical e coreográfico e que são meus grandes aliados em momentos mais difíceis da Loti! :) ).

Pensei numa Tea Party e lembrei-me logo (claro está) do chá servido pelo Chapeleiro Maluco da Alice no País das Maravilhas! E pronto… mood vintage e kitsch.

  Uma das mesas de doces

  Pormenor vintage

Cores da Festa

A forma mais simples e bonita de marcar e consolidar a mood de uma festa, mantendo uma linha coerente na sua decoração e organização, passa por escolher e fazer um esforço por manter as mesmas cores, as mesmas formas, a mesma ideia em todos os elementos decorativos. Não terá necessariamente de ser uma festa rosa ou azul, mas sim ser um jogo de diferentes tonalidades.

 Mesa do Bolo

      Pormenor jogo de cores

Convite

Elemento importante, na minha opinião, porque regista num simples papel o acontecimento. E, melhor de tudo, poderá ser feito pelos próprios pais. Existem alguns sítios na internet com boas ‘dicas’ sobre stationery e party printables (por exemplo, a Stylemegorgeous ou Etsy) já para não falar na Amazon (vá com ideias na ‘manga’ se não perde-se em compras, isso é certo).

O convite foi desenhado pelo Cláudio da Ideoma e teve impressão a cargo de Hugo e Susana da Fusion.

Fotografia

Sessões fotográficas de grávidas, mães e bebés, são o novo boom. Porque não contratar um fotógrafo profissional? Existem alguns dedicados exclusivamente a este tipo de trabalho.

Eu (apesar de inicialmente ter pensado nisso) optei por confiar nas minhas capacidades e nas dos meus convidados!

 

Vestido

Pois. Tenho uma mãe com imenso jeito para costurar, mas com pouco tempo agora. Eu própria tenho máquina de costura mas ainda (coitada dela) só faz coisinhas assim a direito…

Encontrei vários vestidos que gostei muito. Caríssimos, por sinal. Achei eu. Porque gastar quase duas centenas de euros para vestir a princesa com um vestido cheio de rendas e folhinhos (que talvez não use mais)… não me parece. Vi um pelo qual me apaixonei, contactei a minha costureira e já está! :) Claro que é muito mais prático comprar já feito, pronto a vestir, mas até tratar do vestido me deu prazer.

Entretenimento para crianças

Importante pensar para festas com algumas crianças.

Poderá pensar em contratar: artistas que criam formas com balões, coreógrafos ou professores de dança, face painters, contadores de estórias profissionais, DJ’s. Ou pode simplesmente pedir a familiares ou amigos que se disponbilizem para estas (ou outras) actividades (também contratam alguém para se vestir de Pai Natal?).

Ou ainda, um simples cavalinho da Carrossel! 😉

Surpresas para convidados

Para as crianças, as já velhas ideias de brinquedinhos pequeninos e guloseimas são populares e baratas. Algo diferente poderá ser: frasco para bolinhas de sabão, pinturas na face, livros para colorir e lápis de cera, balões com formas, etc.

É importante que as lembranças tenham alguma coisa a ver com o tema da festa, caso haja tema.

Eu tive a enorme sorte de poder contar com a ajuda de uma grande amiga, que fez Coelhos e Alices para oferecer aos convidados! :) Assim como também fez todos os principais personagens da história e muitos outros elementos decorativos. Obrigada titi Zinha!! :)

O Bolo

Elemento fundamental da festa e que, a meu ver, deverá estar (cuidadosamente) exposto, como se de uma obra-prima se tratasse. Obrigada Pirikos! 😉 Deve, obviamente, estar relacionado com o tema da festa. Caso prefira, pode fazer um simples bolo de chocolate, recheado com creme de manteiga e chocolate e coberto com o mesmo creme e decorado com muitas framboesas! :)

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)