pregnant2

por

 

O resultado foi positivo: miscelânea de sentimentos!

A confirmação deste resultado marca uma nova fase, muito importante, na vida da mulher, do homem, do casal. Comece por ‘assentar’ ideias, preparando-se para o grande momento. Planear e preparar-se para o futuro poderá ajudá-la a adaptar-se ao novo estado.

Alguns cuidados a ter:

1- Faça um segundo teste.

2- Marque uma consulta no seu médico de família / obstetra. Entre outras questões, será importante, caso não o esteja já a fazer, tomar ácido fólico.

3- Verifique o seu boletim de vacinas. É importante que estejam actualizadas.

4- Não tome qualquer medicação sem consultar o seu médico. Consulte-o mesmo estando com uma simples constipação.

5- Não fume nem ingira bebidas alcoólicas e reduza a dose diária de cafeína (cafés, coca-colas, chás).

6- Pratique exercício físico moderado. Será importante aconselhar-se com um técnico especializado.

7- Pratique uma alimentação saudável. Se lhe for possível, consulte um nutricionista, poder-lhe-á dar dicas fundamentais para que não aumente em demasia o seu peso, protegendo-a a si e ao bebé de futuras complicações.

8- Oiça o seu corpo. Sempre que estiver cansada, pare e descanse um pouco se lhe for possível. Se estiver com fome, coma algo ligeiro. É importante sentir-se bem e responder ao seu corpo.

9- Calcule a data prevista do parto. Existe uma fórmula de cálculo da mesma: adicione sete dias ao primeiro dia do seu último período menstrual e subtraia três meses. Obviamente esta será uma data aproximada, sendo que na 1ª ecografia a data prevista do parto (DPP) será indicada com maior exactidão.

10- Faça um diário da gravidez.

11- Informe-se acerca das aulas de preparação para o parto.

 

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)