Qatar_Airways_Cabin_Crew_-

por

‘Senhoras e Senhores muito bom dia. O meu nome é Isabel e sou uma das assistentes deste vôo. Em nome do Comandante Beldroegas e da Qatar Airways, apresento as boas vindas à bordo do Boeing 787, vôo 437 com destino às Maldivas. Durante a descolagem, o encosto da sua poltrona deve ser mantido na posição vertical e a sua mesa fechada e trancada. Observem os avisos luminosos de fecho dos cintos de segurança. Em caso de despressurização, as máscaras de oxigénio cairão automaticamente. Puxe uma delas, coloque-a sobre o seu nariz e boca ajustando o elástico à volta da cabeça e depois auxilie os outros, caso necessário…’.

Provavelmente muitos de vós já ouviram estas orientações antes da descolagem de um avião. E já pensaram realmente nisto? Ou enquanto ouvem isto, conversam com o vizinho do lado, ajeitam os casacos, preparam os Ipods?

Como é possível que uma mãe coloque em primeiro lugar a máscara de oxigénio em si própria e só depois no seu filho? As mães, que tudo fazem para suprir as necessidades dos filhos em primeiríssimo lugar? A mãe que primeiro alimenta o bebé e só depois a si própria (e às vezes mal), que primeiro cuida da higiene do seu bebé e só depois toma banho (quando calha), que primeiro massaja e hidrata a pele do bebé e só depois a sua (quando ainda há creme), que se preocupa em proporcionar um sono tranquilo ao bebé e só depois descansa (quando consegue), que primeiro lê uma história ao seu bebé e só depois lê o livro que está na mesa de cabeceira há décadas (quando ainda tem forças).

É óbvio que, tratando-se de um bebé pequeno, a mãe está focada em atender rapidamente as necessidades deste. Mas é também importante que este comportamento não se prolongue por muito tempo (o tempo de que o bebé precisa e não o tempo materno), caso contrário teremos uma mãe desgastada, exausta, pouco disponível para o seu bebé.

Lembre-se que uma mãe que se cuida terá mais ânimo, alegria, ternura e disponibilidade para cuidar do seu filho.

Alimente mas alimente-se também. E alimente esta ideia.

E faça uma boa viagem!

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)