Infections-during-Pregnancy

por

Segundo Luís Mendes da Graça (2005) trabalho de parto é ‘…o conjunto de fenómenos fisiológicos que, umas vez postos em marcha, conduzem à dilatação do colo uterino, à progressão do feto através do canal de parto e à sua expulsão para o exterior.’

O trabalho de parto decorre segundo três fases:

  1. Extinção e Dilatação: começa com o início das contracções regulares e termina com a dilatação completa do colo;
  2. Expulsão: começa com a dilatação completa do colo e termina com a saída completa do feto;
  3. Dequitadura: começa imediatamente após o nascimento da criança e termina com a expulsão da placenta.

Alguns dos sinais e sintomas de que entrou em trabalho de parto são:

  1. Ruptura da bolsa de águas: é indolor e pode dar-se em forma de jacto ou ser uma ligeira perda de líquido amniótico. Este líquido é inodoro, transparente e a sua libertação ocorre espontaneamente.
  2. Expulsão do rolhão mucoso: consiste na expulsão de pequenas quantidades de sangue e mucos do colo uterino, indicativo de que o parto está prestes a acontecer. Pode ser expulso até 72 horas antes do início das contracções.
  3. Contracções uterinas eficazes, o verdadeiro trabalho de parto: contracções com intervalos de tempo regulares, cuja intensidade aumenta e o tempo de intervalo diminui progressivamente, ocorrendo desconforto na região posterior e abdómen, ocorrendoa dilatação do colo uterino.

Deverá ir para o hospital quando:

  • Ocorrer ruptura da bolsa de águas
  • Verificar algum tipo de hemorragia
  • Tiver contracções de 10 em 10 minutos
  • Não sentir o bebé mexer

Prepare-se para ir para a maternidade, de preferência após contactar a sua enfermeira parteira. As contracções vão começar a surgir… Tente ouvir o que diz o seu corpo. Será que ficaria mais confortável numa outra posição? Ir à casa de banho ajudaria? Ou andar um pouco?

A respiração e o relaxamento são essenciais nesta altura e seu parceiro pode ajudá-la. Um banho quente também pode aliviar a dor.

Às vezes, em determinado momento do trabalho de parto, o colo do útero começa a dilatar menos, ou até pára. Se isso acontecer, experimente mudar de posição, ou pedir uma massagem ao seu companheiro.

Caso sua bolsa não tenha rompido ainda, o médico pode sugerir rebentá-la para ver se isso acelera o trabalho de parto. O processo em si não dói, mas as contracções tornam-se mais fortes.

Psicóloga Clínica (ISCS-N). Mestre em Aconselhamento Dinâmico (ISMT). Psicodramatista (SPPPG). Instrutora de Massagem Infantil (APMI-IAIM). Instrutora de Massagem nas Escolas (AME-MISP). Formação em Vinculação e Psicopatologia. Docente do Ensino Superior. Orientadora / co-orientadora de teses de licenciatura e orientadora de estágios em Psicologia. Formação em Língua Gestual Portuguesa - nível I.

Latest posts by Helena Eiro Ferreira (see all)